Blog

Blog

A nossa Natureza
30 de Novembro de 2023

A importância da brincadeira

O Dia Mundial da Criança celebra-se no próximo dia 1 de junho e é importante refletirmos sobre a forma como as nossas crianças ocupam o seu tempo livre quando estão fora da escola. Muitas vezes, os pais inscrevem as crianças em diversas atividades extracurriculares para lhes dar novos estímulos e potenciar novas vivências/experiências. Porém, o excesso de atividades implica uma redução substancial do tempo livre da criança para conseguirem elaborar as suas brincadeiras, que também são importantíssimas para o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Através das brincadeiras do faz-de-conta, as crianças experienciam vivências dos adultos (o papel de pai, mãe, polícia, médico…) e aprendem a compreender, a comportarem-se e a sentir como tal, preparando-se para a vida adulta.

É também, através da brincadeira que as crianças aprendem a expressar os seus sentimentos e emoções ao simularem situações reais do quotidiano da vida social e familiar, conseguindo exteriorizar os seus medos, angústias e conflitos internos, essencial para o seu equilíbrio emocional.

É importante, o adulto estar atento ao comportamento da criança durante as brincadeiras, pois, muitas vezes, refletem problemas/angústias que a criança está a viver e a sentir e não consegue verbalizá-los.

Não menos importante é o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e criativo que a brincadeira proporciona à criança.

Cabe ao adulto responsável pela criança proporcionar um ambiente propício para a brincadeira, com os brinquedos adequados para que a criança seja estimulada em todo o seu desenvolvimento integral. Não é necessário ter os brinquedos mais caros, nem ter milhares de brinquedos, é apenas importante ter os brinquedos adequados a cada etapa do seu desenvolvimento.

Os pais devem participar nas brincadeiras das crianças, estreitando, desta forma, os laços afetivos, estimulando a imaginação e criatividade ao mesmo tempo que se consegue aperceber das suas inquietações, ajudando-a a resolvê-las.

A brincadeira faz parte de um crescimento saudável e feliz das crianças, por isso conceda-lhe uma parte do seu tempo para brincar muito com o seu filho!

Limpar Filtros

Verifique também as notícias mais recentes

01 de Dezembro de 2023

A importância dos avós no crescimento das crianças

Ler Mais
30 de Novembro de 2023

Dia Internacional do livro infantil

Ler Mais
30 de Novembro de 2023

A importância da brincadeira

Ler Mais
17 de Novembro de 2023

Planeta Terra

Ler Mais

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.
Ao continuar a visitar este website, você concorda com a utilização de cookies.